Gentileza,  Yoga e o Outono....


Resultado de imagem para gentileza

Fiquei um tempo sem escrever e hoje, por inspiração, veio esse titulo à minha cabeça e então resolvi entrar no blog e fazer o texto.
 
A gentileza é um ato que trás uma sensação agradável e que conduz a uma amabilidade, uma qualidade de amar e uma capacidade de amar.
 
Essa palavra denota outros significados, cavalheirismo, civilidade, cortesia, delicadeza, educação, elegância, polidez, simpatia e urbanidade. Tantos significados que muitas vezes esquecemos ou mesmo, não temos a capacidade de perceber que fomos gentis.
 
A palavra Yoga também trás diversos significados, união entre sol e lua, interiorização, busca de si mesmo, união dos contrários, integridade, gentileza x voracidade e etc. Uma das coisas que como instrutores procuramos buscar junto aos praticantes é a gentileza com o corpo.
 
A gentileza com o corpo é praticada em cada postura, os "asanas", de forma que o praticante tenha em mente o que está fazendo, sem querer ser voraz, reconhecendo as limitações de sua prática, a forma que esta conectado com seu corpo mente e a sua respiração.
 
No processo de respiração fica evidente o trabalho com a gentileza. A respiração é um processo que envolve o corpo todo, respiração é vida e como tal é corpo inteiro e ainda, em movimento, respeitando sua própria forma.
 
Como instrutores procuramos sempre instruir as regras do respirar. O básico da vida é Inspirar e Expirar, respiração baixa, média e alta. Mas no final, se pararmos para pensar, respirar é respirar de corpo inteiro e daí só liberando o corpo para que esse processo vá aumentando gradualmente.
 
Para que o corpo comece a ser liberado é preciso aumentar a capacidade de consciência corporal, saber as partes do corpo, saber que é corpo externo e interno, saber que é corpo, emoção e sentimentos e saber que para liberar o corpo é preciso ter gentileza com o corpo e ter gentileza consigo mesmo. Portanto é trabalho contínuo e ainda, na posição de aprendiz, aos poucos, o quanto pode e sempre aprendendo com o corpo.
 
Nesse processo de liberação da respiração, do corpo, da mente e das coisas que não cabem mais ao nosso dia a dia, por vezes, temos alguma reação corporal, como um choro, um músculo dolorido, ou mesmo, uma ação descontrolada que por vezes nos leva a pensar, o que fiz.
 
Nada de errado foi feito, simplesmente algo esta sendo executado e talvez não da maneira mais correta. Antes de começar qualquer postura é preciso pensar no alinhamento do corpo e mesmo saber reconhecer que o corpo é lado esquerdo e lado direito e que cada lado é de uma forma diferente do outro, por isso mesmo os dois lados são trabalhados, um lado sempre compensa o outro.
 
O importante aqui é tentar lembrar de ser gentil e gentil com você mesmo. O foco na postura, é o foco em si mesmo, então, faça só o que você pode, não queira fazer mais do que o limite do seu corpo.
 
Esta mais cansado, o dia foi difícil, as coisas não estão bem, primeiro, reconheça e aceite que  algo em você não está bem e então, seja gentil com o seu corpo. Mais aqui fica uma ressalva, a questão da zona de conforto, que é mais ou menos esse o significado, aquela zona que conheço, que posso fazer e que fica tudo no mesmo, então, fico na minha e não tenho progresso.
 
Ser gentil consigo mesmo passa por sair da zona de conforto é dar um passo a mais, numa direção fácil ou difícil, mas sempre possível e que, com certeza, vai levar o praticante a uma consciência maior de si mesmo. Fica a pergunta, como anda sua flor?


Resultado de imagem para yoga e gentileza


A filosofia do Yoga nos diz que a distinção entre nós e as outras pessoas é ilusória, sendo assim, ser gentil com nós mesmos é tão importante quanto ser para os outros.

Não estamos descartando aqui a gentileza com o outro e nem fazendo a busca da vaidade com o corpo, esse alerta é importante,  o que buscamos é o conhecimento de si e a consciência do si mesmo.

Sejamos então gentis conosco, depois com o outro, pois se não estamos bem conosco, fica só esforço com o outro. Lembre-se gentileza gera gentileza. Olhe para o seu corpo, tenha atenção aos chamados que ele faz e ainda, pratique Yoga.


E vamos então ao Outono....


Resultado de imagem para outono brasileiro
 

O outono é uma estação mais amena, sem a voracidade do verão. O clima mais generoso, permite um trabalho com o corpo sem tanta condição como no verão.
 
As folhas caídas no chão trazem charme e beleza para a estação. E com a vida um pouco mais calma, pelo menos do lado das temperaturas, é possível ser gentil e atuar mais com o corpo. Desejo a todos uma boa prática durante essa estação!
 
Vamos nos preparando para o inverno, que trás mais recolhimento e interiorização.
 
Outono : De 21 de março a 21 de junho.
 
Do latim: autumno. Também conhecido como o tempo da colheita, pois é nesta época que ocorrem as grandes colheitas. Os dias ficam mais curtos e mais frescos. As folhas e frutas, já estão bem maduras e começam a cair no chão. Os jardins e parques ficam, coberto de folhas de todos os tamanhos e cores.
 
 
Eu Claudia quero mais gentileza à minha vida. Em todos os aspectos da palavra e de seus significados e com o corpo inteiro. Ainda, quero aproveitar as colheitas que são geradas por essa ação.
 
Corpo-mente-emoção-sentimento-espírito-Energia=Yoga
 
Namastê!


Comentários