Permanência e o Yoga....
 
 
 
Resultado de imagem para permanência e yoga
 



Quando falamos em permanência e o Yoga, estamos querendo focar ou no ato de fazer os ásanas (posturas) ou na prática de meditação.
 
A permanência é vista de forma geral em nossas vidas como algo que trás continuação, uma constância, uma continuidade, uma manutenção, uma preservação ou mesmo um prosseguimento em relação à algo que estamos querendo realizar.
 
No Yoga, a permanência é tratada em relação aos ásanas (posturas), pensando em:
 
1. Como montar determinada postura, de forma lenta e buscando utilizar os músculos mais corretos para tal esforço;
 
2. Como ir permanecendo cada vez mais de forma gradual;
 
3. Como fazer a manutenção da postura sem esforço desnecessário;
 
4. Como respirar de forma a aproveitar a amplitude do movimento;
 
5. Como concentrar à atenção e o foco na postura, tendo cada vez mais consciência postural do movimento a ser feito;
 
6. Como atuar com o corpo com gentileza, sem machucar, relaxando,  tendo consciência da nossa anatomia, de nossas articulações e forma única como humanos, sem um modelo a ser seguido, mas sim o próprio modelo anatômico e fisiológico,  que tem que ser estudado num estágio inicial;
 
7. Como fazer a passagem de um movimento para outro  e as compensações necessárias para atuar no corpo-mente sem danos.
 
 
 
Resultado de imagem para permanência e yoga
 


Vimos então que, a permanência é movimento também e portanto pede uma atitude mental constante e focada no algo que esta sendo realizado.
 
Trazendo esse conceito para nossa vida prática,  percebemos que a permanência tem haver com o ato de conseguir ficar com algo, estabelecer uma relação com esse algo e mesmo sendo bom ou ruim, tentar, errar, tentar, errar, mas saber que o objetivo final  é focar no acertar.
 
Resultado de imagem para permanência e yogaSe persisto em algo que só me permite errar, então a permanência está errada, isso é um fato a ser considerado.
 
Permanência é assertividade, pois algo esta sendo esmiuçado e sentido, para então, dar um sentido mais amplo ao que esta sendo realizado.
 
Portanto, tanto na vida prática como no Yoga, permanecer é:
 
a) Um ato a ser saboreado;
 
b) Uma tentativa de trabalhar a constância (não necessariamente do tempo), alguns segundos de permanência em um ásana (postura), já é benéfico, se o mesmo é realizado com qualidade do movimento;
 
c) Para prática da constância, atuar de forma gradual, no mínimo três vezes, no máximo dez vezes;
 
d) Atuar de forma ativa, isto é, com consciência e com foco e concentração;
 
e) É estabelecer uma relação de ida e volta, se eu faço algo, tenho que saber voltar atrás caso esse algo não esteja bem formado por mim;
 
f) É um estado de atitude mental, a intenção real que levou à uma atitude em relação à alguma coisa;
 
g) É ser, estar, ficar, focar, atuar, realizar, errar, contornar, improvisar, melhorar e seguir para um novo movimento a cada dia.



 Resultado de imagem para permanência em yoga
 
 

Sendo assim, a permanência está intimamente ligada ao ato de estar presente no Corpo-Mente, seja praticando posturas, seja meditando, ou mesmo, realizando uma tarefa da nossa rotina diária.
 
Permanecer na vida e estar presente, esse é o ato de viver a vida!
 
Namastê!

Comentários