Chegou a primavera.....





Segundo os cálculos da astronomia dá-se o nome de Equinócio da Primavera ao momento exato em que tem início a estação da primavera.

A astronomia define como Equinócio da Primavera o instante em que o Sol, assim como o vemos do planeta Terra, cruza o plano do equador celeste, isto é, a linha do equador terrestre que é projetada na esfera celeste.
 
Noite e dias iguais
 
 
Quando este evento acontece em março, chama-se de Equinócio da Primavera no hemisfério norte. No hemisfério sul o Equinócio da Primavera acontece em setembro.
 
Equinócio é uma palavra em latim que aglutina dois termos com significados diferentes. Aequus significa "igual" e "nox", noite. O termo quer dizer literalmente "noites iguais", isto porque nessa altura a noite e o dia têm sensivelmente a mesma duração, 12 horas.

 

Tradições do Equinócio da Primavera...

 
 
 
A chegada da primavera é um evento sempre muito celebrado em todo o mundo, porque marca o fim do inverno, uma estação sempre associada ao mau tempo e maior recolhimento.
 
Para além disso, a Primavera trata-se de uma celebração do renascimento da natureza, e historicamente nessa época é que se celebravam os festivais de fertilidade e abundância.
 
Na primavera é tradição também fazerem-se limpezas gerais nas casas.
 
O bom tempo permite que se abram as janelas nas casas para que estas possam arejar depois de meses completamente fechadas durante o inverno.
 
Geralmente as pessoas livram-se de algumas das coisas velhas que tinham guardadas.
 
 
Complementando tudo isso....
 
 
 
 
Porque não  aproveitar a estação para criar o hábito da prática de exercícios físicos em benefício do nosso corpo e mente?
 
Sintonizar nossa mente nessa estação e na tradição e realizar um pouco do trabalho sobre o "si mesmo", em benefício do corpo que ficou tão recolhido e a mente que pode sintonizar com a natureza e com o belo, trazendo vigor e prosperidade para nossas vidas.
 
Escolha a sua prática e pratique regularmente para conquistar os benefícios.
 
Arejar as energias, revitalizar o corpo que ficou recolhido, sintonizar a mente com essa abertura da natureza. Trazer tranquilidade e beleza para a vida. Olhar para fora e ver a beleza das flores e as nossas flores.
 
Sugestão, por que não fazer um pouco de Yoga. Pratique e coloque-se próximo da sua natureza divina - a nossa "Mãe Terra"!
 
 
 
 
 
 
Namastê!

Comentários