Hábito...




Hábito (dic.Houaiss): s.m. 1 costume: modo, prática, praxe, regra, uso, vezo.

É comum no nosso dia a dia nos pegarmos como a fígura acima. Muito trabalho, muita ansiedade, muita atenção à diversas coisas, multitarefados e tecnologicamente assombrados. Junto com tudo isso, temos ainda que cumprir a rotina dentro de um determinado tempo, gerenciar o tempo, esse tempo Cronos, que se não for trabalhado por nós, cria um hábito de vida errado e com muito stress.

História...




Os gregos definiam dois tempos, o tempo Cronos e o tempo Kairos. Cronos é o tempo medido pelo relógio, calendário, rotina. É o tempo determinado dentro de um limite.

Kairos significa o momento certo, oportuno. Refere-se a um aspecto qualitativo do tempo.

Através desses dois conceitos percebemos que para trabalhar nossos hábitos, e creio que todos buscam criar hábitos um pouco mais saudáveis para suas vidas, é preciso aprender a trabalhar o tempo, mas considerando esses dois aspectos de tempo, Cronos e Kairos, e ainda, firmando a vida mais no tempo Kairos.

Procurando trazer leveza e simplicidade para o nosso dia a dia. Experimentar pequenas mudanças de hábitos para aliviar as tensões e ansiedade de nosso dia a dia.

A ansiedade e o stress que sentimos, muitas vezes veem da questão de colocarmos ideais, hábitos e expectativas muito altas para o nosso dia a dia. Lembrem-se, o menos é mais. Parece clichê, mas se fizermos um pequeno exercício de mudança de hábito e somente um dia mudarmos algo difícil de nossa rotina, perceberemos que um certo alívio aparece e algum espaço é liberado para nós mesmos.

Mudança de Hábito...



Para mudar um hábito é necessário num primeiro momento reconhecer o que não funciona na rotina do dia a dia. A sugestão então, é listar suas tarefas, obrigações e vontades durante a sua rotina viciada.

Uma vez que você esta com sua lista pronta, escolha uma única coisa a ser trabalhada. Análise as possibilidades que podem ser criadas para tirar ou para abrir um espaço novo para isso acontecer.

Após esse exercício de atenção e foco no que deve ser trabalhado, vem a questão da ação. Fazer para acontecer. Esse fazer tem que ter constância. Então, já como um desafio proponha-se a fazer essa ação por três (03) meses. Lembre-se, o contrato de trabalho só vale depois da experiência comprovada e o comum acordo das partes na realização da tarefa escolhida.

Passado os três meses é o momento da maturação do processo, escolha continuar nessa ação por mais um mês. Aí então você fez o esforço correto, colocou sua intenção e prática e viu que é possível mudar algo em sua rotina.

Depois disso, é escolher uma nova coisa a ser trabalhada e entrar nesse ciclo de experiência de vida. A descoberta, a atenção ao que deve ser trabalhado, o foco no que realmente é o problema, a estratégia para a mudança, a persistência e o ato em si, consumado.

Isso é Yoga de Síntese total, fazer o ciclo de vida acontecer em benefício de nós mesmos e claro, trabalhando com o outro e respeitando os próprios limites e o limite dos outros. Isso é fazer à nossa prática diária de Yoga, considerando o tempo  Kairos, Criando assim mais dignidade, aconchego e felicidade para nossos vidas.

O tempo vai estar aí sempre, a linha do tempo, mas existe o instante, existe o momento presente, que possibilita vislumbrar uma consciência de si e fazer uma ação de acordo com a nosso real necessidade.

Experimentem e vivam mais o aspecto da criança que todos temos em nós!

Namastê!









Comentários